Rede estadual

Cpers aguarda documento que confirma acordo com o Estado

Joyce Noronha

Foto: Diego Costa (Cpers-sindicato / Reprodução / Diário) / Estado e sindicato debateram solicitações feitas por ambos os lados e firmaram acordo para recuperação das aulas

Até às 17h deste segunda-feira, o Cpers/Sindicato ainda aguardava documentação do Estado que confirma o acordo fechado entre o sindicato e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na última sexta-feira. De acordo com o diretor geral do 2º Núcleo do Cpers, Rafael Torres, o sindicato apresentou algumas solicitações ao governo, como a retirada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 257, que desobriga o pagamento dos salários e do 13º dos educadores em uma data específica.  

Fisma está com inscrições abertas para curso de gerontologia social

Torres diz que o sindicato também pediu que nenhuma penalidade seja repassada aos grevistas, como o corte do ponto. Segundo o diretor geral do 2º Núcleo, o Estado acatou os pedidos e solicitou que os professores façam a recuperação das aulas dos 94 dias de greve.

Contudo, até as 17h de hoje, Torres não recebeu qualquer documento do governo estadual. O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luís Eggres, diz estar ciente do acordo, mas acredita que a documentação não passará pelo órgão. Como a reunião foi realizada entre Cpers e Seduc, Eggres opina que o documento será repassado pela secretaria à Central do sindicato.

PARALISAÇÃO
Nesta quarta-feira, os professores estaduais fazem a primeira paralisação depois do encerramento da greve, no dia 8 de dezembro. Conforme Rafael Torres, o ato ocorre em Porto Alegre, a partir das 9h, em frente ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). A manifestação tem como objetivo pedir que o 13º da categoria seja pago em dia e demonstrar repúdio aos projetos de reestruturação do IPE, propostos pelo governador José Ivo Sartori e que, segundo Torres, estão em tramitação na Assembleia Legislativa. 

Rômulo Zanchi empresta salas para a Coronel Pilar

A próxima paralisação está prevista para o dia 29 de dezembro, data em que o Estado deve pagar os salários referentes a dezembro, porém ainda não há horário nem local confirmados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente e ministro homologam Base Nacional Comum Curricular Anterior

Presidente e ministro homologam Base Nacional Comum Curricular

Fisma está com inscrições abertas para curso de gerontologia social Próximo

Fisma está com inscrições abertas para curso de gerontologia social

Educação