Foto: Diego Costa (Cpers-sindicato / Reprodução / Diário) / Estado e sindicato debateram solicitações feitas por ambos os lados e firmaram acordo para recuperação das aulas
Até às 17h deste segunda-feira, o Cpers/Sindicato ainda aguardava documentação do Estado que confirma o acordo fechado entre o sindicato e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) na última sexta-feira. De acordo com o diretor geral do 2º Núcleo do Cpers, Rafael Torres, o sindicato apresentou algumas solicitações ao governo, como a retirada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 257, que desobriga o pagamento dos salários e do 13º dos educadores em uma data específica.
Fisma está com inscrições abertas para curso de gerontologia social
Torres diz que o sindicato também pediu que nenhuma penalidade seja repassada aos grevistas, como o corte do ponto. Segundo o diretor geral do 2º Núcleo, o Estado acatou os pedidos e solicitou que os professores façam a recuperação das aulas dos 94 dias de greve.
Contudo, até as 17h de hoje, Torres não recebeu qualquer documento do governo estadual. O titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luís Eggres, diz estar ciente do acordo, mas acredita que a documentação não passará pelo órgão. Como a reunião foi realizada entre Cpers e Seduc, Eggres opina que o documento será repassado pela secretaria à Central do sindicato.
PARALISAÇÃO
Nesta quarta-feira, os professores estaduais fazem a primeira paralisação depois do encerramento da greve, no dia 8 de dezembro. Conforme Rafael Torres, o ato ocorre em Porto Alegre, a partir das 9h, em frente ao Instituto de Previdência do Estado (IPE). A manifestação tem como objetivo pedir que o 13º da categoria seja pago em dia e demonstrar repúdio aos projetos de reestruturação do IPE, propostos pelo governador José Ivo Sartori e que, segundo Torres, estão em tramitação na Assembleia Legislativa.
Rômulo Zanchi empresta salas para a Coronel Pilar
A próxima paralisação está prevista para o dia 29 de dezembro, data em que o Estado deve pagar os salários referentes a dezembro, porém ainda não há horário nem local confirmados.